
Marketing de Conteúdo ou Inbound Marketing! O que é?
No cenário atual do Marketing Digital muito se fala sobre o Marketing de Conteúdo ou Inbound Marketing, mas o que de fato é este conceito?
O Inbound Marketing é uma metodologia criada na empresa americana Hubspot em 2006, por seu CEO Brian Halligan através de um software para gerenciamento de campanhas de Marketing Digital, mas a estratégia somente foi amplamente difundida e popularizada em 2009, com o lançamento do livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”.
Definição do conceito pela HubSpot: “Inbound Marketing pode ser considerado qualquer tática de marketing que se baseia em ganhar o interesse das pessoas ao invés de comprá-lo.”
Seu planejamento engloba as principais ações de marketing online e possui o objetivo de encantar pessoas, colocando o potencial cliente no cerne de tudo, a estratégia se baseia na persona da empresa, compreendendo os estágios de compra pelo qual o potencial cliente passa, buscando informar e educar primeiro, para converter em vendas posteriormente utilizando quatro etapas que são: Atrair, Converter, Fechar e Encantar.

Inbound Marketing – Estratégia em quatro etapas – Atrair, Converter, Fechar e Encantar
Atrair
Essa etapa consiste na definição exata de um perfil de cliente ideal e em atraí-lo para o site. A esta definição de perfil se dá o nome de “Persona”.
Para se definir a Persona é necessário descobrir os seus gostos; o que não gostam; os seus objetivos; as dificuldades e desafios que enfrentam no dia a dia; suas características profissionais, pessoais, culturais e regionais.
A construção da Persona, ou seja, daquele perfil de cliente alvo ideal para os produtos e serviços do negócio é a etapa mais importante da estratégia, pois a partir desta definição serão elaborados todos os conteúdos utilizados durante o processo.
Após a definição da Persona se inicia o processo de produção conteúdo personalizado, esse conteúdo é produzido com foco em levar informações úteis, prestação de serviço ou material de entretenimento. O objetivo é se tornar suficientemente útil a ponto de seu público alvo aprender, se entreter e aplicar melhorias na área profissional ou pessoal a partir dos seus conteúdos.
Conversor
Através do conteúdo exclusivo e personalizado publicado no site, ranqueado no Google e disseminado nas redes sociais, a audiência do site aumentará gradativamente, a partir de agora é necessário converter estes visitantes em “Leads”, ou seja, clientes em potencial.
Um Lead qualificado deve conter no mínimo o nome, e-mail e telefone do cliente em potencial, porém para que as pessoas compartilhem seus contatos deve haver uma contrapartida e neste ponto disponibilizamos as “Ofertas”.
As Ofertas no Inbound Marketing são conteúdos exclusivos mais técnicos e aprofundados, que sejam relevantes e tragam benefícios imediatos para a Persona como: e-books, planilhas, manuais, tutoriais, quadros comparativos, entre outros.
Para disponibilizar este conteúdo, no momento do download, solicitamos o nome, e-mail e telefone do interessado, gerando assim um Lead qualificado.
Fechar
Após atrair novos visitantes para o site e maximizar a conversão de visitantes e Leads qualificados, este é o momento de convertê-los em vendas!
Neste momento é de extrema importância que o trabalho da equipe de vendas seja facilitado através de ferramentas de automação de marketing.
Estas ferramentas tornam os processos mais rápidos e eficazes, além de possibilitar e personalizar o atendimento do cliente, resultando em uma experiência de compra muito mais completa e de qualidade, pois essas tecnologias permitem com que as interações com os clientes sejam mais ágeis, sem perder o encantamento de tratar cada indivíduo como único.
Estas são algumas ferramentas estratégias para aumentar as conversões em vendas com o Inbound Marketing:
CRM – Customer Relationship Management: Ou Gestão de Relacionamento com o Cliente é um software que concentra todos os leads recebidos com as campanhas de Inbound Marketing, e é fundamental para manter o controle de todas as oportunidades de negócio que estão sendo criadas.
Através do CRM também podemos acessar e entender tudo aquilo que ainda está dentro do funil de possibilidades de vendas; a agenda de contatos; troca de informações; e- mails, enfim visualizar o cenário macro das possibilidades de cada contato.
Workflow: É uma lógica de automação que mapeia o comportamento da persona, dispara e oferece conteúdo e ofertas de maneira automatizada e precisa. Uma ferramenta de Workflow e essencial para entender qual momento do processo de compra está o Lead recebido.
E-mail Marketing: Com uma ferramenta de e-mail marketing é possível trabalhar toda a base de contatos criada, determinando estratégias de disparo de e-mails de conteúdos de qualidade para quem ainda não está pronto para comprar e uma oferta especial para aqueles que já demostraram sinais de interesse na compra.
Encantar
Qualidade extrema nos produtos, excelência na prestação de serviços, atendimento efetivo e personalizado são obrigações essenciais para qualquer negócio, mas para encantar um cliente não basta somente isso, precisamos ter o diferencial, aquilo que nos difere do nosso concorrente e que é primordial na decisão do cliente em comprar conosco e não com a concorrência.
Mesmo após converter visitantes em leads e agora clientes, precisamos continuar entendendo o que nossa Persona precisa, oferecendo conteúdo útil, valioso e relevante para o seu dia a dia.
Essa etapa não está somente ligada a manter clientes fiéis e propensos a comprar novos produtos ou serviços do seu negócio, mas também em encantá-lo a ponto de indicar e falar bem da sua marca e se tornar um divulgador voluntário dela.
Conclusão
O conceito de Inbound Marketing trabalha toda a jornada do processo de compra do cliente, desde a visita ao site até tornar-se um cliente fiel da sua marca.
Pense que o futuro do Inbound Marketing depende de uma mudança de cultura organizacional. Por isso, a postura que você vai adotar frente a essas novidades faz toda a diferença para que a empresa saia na frente ou, ao contrário, fique parada no tempo.
Por: Equipe Studio Dex